POR MELHORES RELAÇÕES TRABALHISTAS

Amigos, tivemos, no mês de agosto, o 63º ENAGECEF na cidade do Rio de Janeiro. Por mais uma vez, levamos e debatemos as demandas do movimento gerencial a fim de darmos encaminhamento às reivindicações de melhorias para a categoria junto à nossa Empresa.

Nas questões mais debatidas, ficou evidenciada a recorrência de práticas abusivas de cobranças de metas, aplicação indiscriminada e mau uso do MO, ausência de feedback como ferramenta de desenvolvimento pessoal além de muitas outras ações arbitrárias que podem ser configuradas como práticas de assédio moral, muitas das vezes, inconscientes.

Neste aspecto, tivemos, durante todo o mês de setembro, diversas ações relacionadas à campanha mundial “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio, em que tais desvios de condutas foram repudiados e trouxe o assunto à mesa para ser discutido a fundo e deixar de ser apenas mais um tabu na sociedade.

O mês já passou, mas nossa luta por relações trabalhistas sadias continua. As AGECEF de todo o país e a FENAG iniciaram ações do combate do Assédio Moral no trabalho, conscientizando, orientando e tomando providências junto à CAIXA para abolirmos essa prática perversa de vez. Portanto, trazemos um especial sobre o tema com artigos abordando aspectos jurídicos e sociais.

Uma de minhas maiores motivações quando aceitei, de coração e doação, ser presidente da AGECEF/SP, foi a de combater o assédio moral de fato, pois somente quem já sofreu isto sabe as consequências que esta prática pode desencadear na vida de uma pessoa. O mais triste é o fato de que quem presencia se omitir ou fingir que tudo o que acontece é normal. Por medo, talvez? Corporativismo? Precisamos mudar isso de vez e tudo começa em nosso próprio quintal.

Um lembrete importante: em novembro, teremos eleições na AGECEF/SP. Se você se identifica com nosso trabalho, venha fazer parte desta família. O processo é democrático e com total lisura. Também abriremos inscrições para chapas alternativas. O importante é mantermos a consciência do objetivo comum de melhorias, defesa do movimento associativo e de uma disputa saudável e respeitosa.

Acompanhe as ações em nossas mídias e grupos. E caso você seja vítima ou testemunha de algum episódio que possa ser considerado Assédio, nos procure. Somente assim, poderemos nos ajudar. E reforço: somente unidos e participativos teremos mais força e representatividade para propiciar mudanças. Vamos em frente!

Abraços,

Ed Marcos Saba
Presidente da AGECEF/SP