DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

BANCOS PÚBLICOS E CRISE

Os bancos públicos, como a CAIXA, têm um papel fundamental em momentos de crise. Especialmente, esta pandemia mundial do Covid-19 que estamos enfrentando, umas das mais graves da história, a importância destas instituições se multiplica.

A atividade bancária é reconhecida essencial, portanto, as unidades de atendimento não podem ser fechadas, porém os bancos ajustaram suas rotinas para não propagarem o coronavírus com atendimento reduzido ao indispensável, disponibilização de álcool em gel e trabalho home office para parte de seus empregados.

Os bancos públicos têm uma importância maior neste momento, pois atendem essencialmente a população de renda mais baixa, podendo criar linhas de crédito para impulsionar a economia, adiar pagamentos entre outras medidas.

O momento de crise, como este que vivemos, nos coloca uma equação para solucionarmos, como cuidar das pessoas e não deixar a crise econômica, que já está ocorrendo, afetar famílias.

Então, entendamos ser necessário cuidar da saúde das pessoas: os profissionais da saúde estão empenhados em fazer sua parte, e os bancários, que cuidam da saúde financeira, estão se desdobrando para ajudar a população. Estes também são profissionais que merecem ser aplaudidos das janelas, lembrados nas orações, defendidos daqueles que, inadvertidamente, os atacam. É importante lembrar que a maioria deles são empregados de entes públicos, tão massacrados por argumentos baixos, de autoridades e por parte da população.

Sairemos dessa maiores do que entramos. O mundo terá de se reciclar, "verdades" serão derrubadas e tudo isso causado por um inimigo invisível.

Nilson Alexandre de Moura Júnior, secretário do Conselho Deliberativo da AGECEF/SP


e diretor de Parcerias e Investimentos da FENAG