Publicação Eletrônica oficial da Associação dos
Gestores da Caixa Econômica Federal - SP





ECONOMIA
Bolívia ameaça expulsar empresa que registre reservas de gás

"Podem as empresas inscrever em bolsa as reservas? Eu lhes digo enfaticamente que não, porque o proprietário é o Estado boliviano",afirmou ministro boliviano


LA PAZ - A Bolívia advertiu na quarta-feira, 21, que expulsará as empresas multinacionais que inscreverem como suas nas bolsas as reservas de gás que exploram no país, ratificando além disso o caráter "irreversível" da nacionalização iniciada em 2006.

A advertência foi feita pelo ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, ao encerrar dois dias de explicações a uma comissão do Senado que analisa uma lei que altera os 44 contratos assinados com petrolíferas como a brasileira Petrobras, a espanhola Repsol-YPF e a francesa Total, no processo de nacionalização.



VEJA MATÉRIA COMPLETA!




POLÍTICA
Miguel Jorge substitui Furlan no Desenvolvimento

Com a confirmação de Stephanes na Agricultura esperada para esta quinta-feira, só falta Lula definir o titular do Ministério do Desenvolvimento Agrário

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desatou na quarta-feira, 21, dois nós decisivos da reforma do primeiro escalão, ao escolher o executivo Miguel Jorge para o Ministério do Desenvolvimento e o deputado Reinhold Stephanes (PMDB-PR) para o Ministério da Agricultura. Com isso, fica faltando apenas definir quem vai comandar o Desenvolvimento Agrário - no qual o atual titular, Guilherme Cassel, tem grandes chances de permanecer - e se haverá troca de guarda na Defesa - Waldir Pires pode ser substituído pelo deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Miguel Jorge é vice-presidente do Santander e membro do Conselho Consultivo do Grupo Estado. Jornalista, foi editor-chefe do Estado. Na quarta-feira, Jorge esteve em Brasília e, em conversa com Lula, foi convidado para assumir a vaga de Luiz Fernando Furlan. O executivo aceitou.

VEJA MATÉRIA COMPLETA!



CIDADANIA
Projeto prevê licença-maternidade de seis meses

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado discute um projeto de lei que prevê a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses. Uma audiência pública foi marcada para o dia 21 de março para debater o tema.

De acordo com a autora do projeto, senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), a proposta tem como objetivo corrigir uma distorção, uma vez que os programas sociais de saúde pública sempre informam sobre a importância da amamentação e incentivam as mulheres a amamentarem os filhos até os seis meses de idade.

"No entanto, a legislação não permite que as mães trabalhadoras fiquem com seus filhos durante todo esse período", explicou a senadora.

VEJA MATÉRIA COMPLETA!



SAÚDE
Como diminuir o cansaço visual por uso do PC

Pessoas que passam muito tempo na frente de computadores podem estar sofrendo de Síndrome de Visão de Computador (CVS, em inglês), cujos sintomas são queimação, olhos secos e cansados, dores de cabeça e no pescoço e visão embaçada. A CVS é normalmente conhecida como cansaço visual ou eyestrain, um mal causado por excessivo uso de monitores, iluminação de má qualidade e outros fatores do ambiente. Desconforto físico persistente é outro sintoma.

De acordo com a Clínica Mayo, a CVS acontece pelo longo tempo passado pelos usuários em frente ao computador. Entretanto, existem alguns hábitos que podem aliviar a rotina de estresse visual. Confira 22 dicas do site The Lighting Blog:


VEJA MATÉRIA COMPLETA!



OLHE BEM PARA ESTA FOTO
DESAPARECIDO
AJUDEM UMA FAMÍLIA DESESPERADA!

Esse garoto é filho de um colega nosso do Banco do Brasil de Curitiba e está desaparecido.

VAMOS AJUDAR A FAMÍLIA. DIVULGUEM A FOTO! Nada mais cruel que perder o filho, mas a dor se torna maior quando o filho amado sumiu de um dia para o outro e a gente não sabe por onde anda ou se está vivo! Quem tiver informações enviar para: douglas@fiap.com.br - Jacson Andrade 61 32-745156


CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS INFORMAÇÕES!

Diretoria de Marketing e Comunicação Social
AGECEF/SP